top of page
Buscar
  • trujillo947

HOME OFFICE – PONTUALIDADE E IMPONTUALIDADE


Impontualidade

Você já ouviu este termo? Ele existe?


Pois é. Para mim, isto significa que você chegou atrasado a um compromisso. Tá rindo? Não tem graça até porque você vai ficar sem graça.


A impontualidade acontece por diversos motivos nas reuniões presenciais: trânsito, relógio parou, estava no cafezinho discutindo pontos da reunião com fulano, estava em outra reunião etc.


Sempre que falamos em compromisso, lembramos de reuniões de negócios, dentro ou fora da empresa. Se for fora da empresa, em uma reunião de negócios e você se atrasar, já começa mal a prospecção do negócio.


Se for uma reunião em sua empresa e chegar atrasado, vira a estrela do grupo com todos olhando para você com ares de censura e sabendo que vai ter feedback direto do chefe, olho no olho.


Certa vez um amigo contou que chegou dez minutos atrasado em uma reunião em que participavam 15 diretores e gerentes da empresa. Entrou, pediu desculpa pelos dez minutos de atraso e se sentou. O presidente olhou e disse: "o Senhor não está 10 minutos atrasados. O Senhor está 150 minutos atrasados, pois, aqui estamos 15 colegas participantes X (vezes) os 10 minutos.

Isto caracteriza muito a importância da pontualidade.


Reuniões pela internet


Com certeza você já participou de uma reunião pela internet, bem como, deve ter participado por alguma “live”, palestras, entrevistas e assim por diante.


Notaram a preocupação em entrar no horário certo na reunião? A reunião, geralmente começa sempre no horário. O que tenho visto é o próprio líder da reunião dando 5 minutos de atraso para que as pessoas consigam se conectar.


Do outro lado, para manter a pontualidade, o participante sabendo das dificuldades de conexão, a qual nem sempre funciona direitinho, o computador está lento, todos procuram iniciar a conexão com 20 e até 30 minutos de antecedência para poderem estar “logado” antes do “chefe” entrar. Isto é muito bom. Demonstra que você dá importância ao encontro.


Em resumo, a pontualidade nas reuniões melhorou muito o que as torna mais efetivas e produtivas.


Sugestões para pontualidade em reuniões pelas plataformas da internet:

-- Avalie o desempenho de seu computador

-- Avalie a capacidade de sua internet

-- Se a família também usa a internet para outras conexões durante sua reunião, negocie com eles para fazerem uma interrupção

-- Conecte-se com pelo menos 30 minutos de antecedência na plataforma em que a reunião está agendada

-- Tenha um script do que você vai falar ou prestar contas de alguma tarefa ou projeto que você é responsável


Boa sorte e sucesso em suas reuniões


Valeu amigos. Nos vemos no próximo post. Até lá.


Antonio Carlos Trujillo

17 visualizações0 comentário
bottom of page